Revisado: 06/05/2001 Cinco Projetos de Vídeo A ênfase aqui é a estória. Escolha algum aspecto da vida no campus e desenvolva uma estória bem estruturada - com começo, meio e fim. Primeiro, liste todos os planos na ordem em que irá gravá-los. Você irá entregar esta relação, junto com a fita de vídeo. Por exemplo:
O som será uma música (de sua escolha) . NÃO UTILIZE SOM AMBIENTE neste projeto.
II. Uma Pessoa Trabalhando. Ilustre no vídeo a relação de uma pessoa com o seu trabalho - uma ocupação real, não uma fantasia. Conte a estória completa sobre a interação pessoa-trabalho utilizando Planos Gerais, Planos Médios, Close-ups, ECUs, etc. Após a exibição do vídeo, a audiência deverá ter uma idéia clara sobre o que a pessoa faz, como ela faz (todas as etapas do trabalho), um pouco da personalidade da pessoa e como ela se sente à respeito do trabalho que realiza. Para a sonorização da fita master (editada) utilize a técnica de SOT (sound-on-tape): escolha uma música e grave numa fita de vídeo. Lembre-se que para fazer isso, corretamente, você precisa de um sinal de vídeo (que pode ser da câmera com a lente coberta, ou um sinal de vídeo da mesa de efeitos especiais ( background ) , ou gerador de carateres), para gerar CTL e ter mais controle durante o processo de edição. Utilize esta música, os segmentos de áudio selecionados da entrevista com o som ambiente, na fita master. Tente relacionar som e imagem. TEMPO DE DURAÇÃO: Entre 1 e 3 minutos.
III. Um Certo Clima. Estabeleça um certo clima - tranqüilidade, ansiedade, espiritualidade, raiva, patriotismo, ou qualquer outra coisa - através da seleção de imagens e da utilização de ângulos de câmera e técnicas de iluminação. A música e os diálogos devem apenas COMPLEMENTAR - não estabelecer ou comunicar claramente - a atmosfera que você escolheu. A audiência deverá ter uma idéia clara do que está se passando, mesmo sem o áudio. Não tente expressar mais de um sentimento ou sensação, isto só confunde as coisas. Após a exibição, faça um teste: peça a 10 pessoas que descrevam em uma palavra a sensação representada no vídeo. As respostas, é claro, deverão ser coerentes com a proposta do projeto. TEMPO DE DURAÇÃO: Bem curto - o tempo necessário para comunicar a sensação.
IV. Mini drama. Faça uma cena dramatizada de curta duração com dois ou mais atores. Grave a cena com uma câmera só - no estilo cinematográfico. Os cortes no áudio de um ator para o outro, na fita editada, deverão ser suaves e imperceptíveis. Você poderá escrever o roteiro ou escolher uma cena de um filme ou peça de teatro. O roteiro deverá ser digitado e formatado seguindo as convenções de um roteiro dramático. ( O vídeo só será exibido mediante a apresentação do roteiro.) Lembre-se que a técnica de gravação com uma câmera só implica na captação de uma variedade de planos - Planos Gerais, Planos Médios, Close-Ups, ECU, etc. OBS: O vídeo deverá incluir, no mínimo, seis segmentos editados de uma pessoa (falando) para outra. Este projeto é uma típica produção dramática - não utilize narração, nem entrevista. Os atores deverão estar na mesma locação (ou seja, nada de conversas pelo telefone, ou algo parecido) Preste especial atenção às mudanças de volume no áudio, ruídos do som ambiente, ritmo e continuidade da ação etc. A transição dos segmentos de áudio deverá ser suave e imperceptível. Para conseguir bons resultados, seja gentil com os atores e forneça uma explicação detalhada sobre o que você espera deles em cena.
V. Comercial de Utilidade Pública CRÉDITO EXTRA. (Opcional) - Faça um comercial de utilidade pública com uma mensagem de ordem ética, moral ou humanitária. Tempo de duração: precisamente 30 segundos (nem mais, nem menos!). Termine o vídeo com uma frase que claramente identifique a sua causa. Utilize o gerador de caracteres para gerar a tela e se quiser utilize uma locução para acompanhá-la. Este projeto deve ter uma ótima qualidade técnica para merecer crédito extra. |
© 1996-2002, Ron
Whittaker |